17 de abr. de 2011

A Língua do Pica-Pau

O crânio de um Pica-Pau mostrando os ossos da língua

O Pica-Pau come com a língua, a qual possui barba e um pouco de cola na extremidade, de forma a possibilitar a captura de insectos escondidos em pequenos buracos nas árvores. Dando a volta por detrás da cabeça e pescoço, de forma subcutânea, confere à língua um comprimento de cerca de 15 centímetros, facilitando na alimentação.
Algo ou alguém deu à língua do Pica-Pau um design único. Ela é comprida, mas em vez de ficar suspensa e emaranhar-se nos ramos das árvores enquanto o pássaro voa, é mantida debaixo da pele, atrás do pescoço. Aí os pequenos ossos dividem-se em duas línguas, que se juntam antes de entrarem no bico. Este pequeno detalhe confere, sem dúvida, uma maior precisão ao Pica-Pau, enquanto este projecta a língua em direcção ao seu alvo.



Pica-Pau
Para o pica-pau, perfurar as árvores com o bico é apenas a primeira etapa para chegar às larvas que ali vivem. Depois de perfurá-las, usa a língua flexível para penetrar profundamente nas galerias dos insetos e pegá-los. Isso suscita uma pergunta: Onde guarda ele uma língua tão comprida dentro da pequena cabeça? Na realidade, a língua é curta; faz parte de um dispositivo de ossos e tecidos elásticos (mostrados em cor) que, passando sob o maxilar, sobe contornando a cabeça e vai prender-se na narina direita, deixando a esquerda livre para a respiração. Quando esse dispositivo, chamado hióide, desliza ao longo da cabeça, a língua projeta-se à frente.

Um comentário:

E-mail do BLOG

Manda qualquer foto loca ou videos, qualquer coisa entranha/engraçada pra cá nesse e-mail :

blogdmais@gmail.com

Ah ! Coloca seu nome no final para sua postagem aparecer aqui !

Valeu ! D+
Rock On